Tendências para o varejo em 2020

 

 

 

Com o comércio tendo que se atualizar diariamente para atender a um consumidor cada vez mais exigente e ciente do que quer, é preciso que os varejistas estejam bem antenados com o que está por vir. Confira abaixo algumas das novas tendências para o ano de 2020:

 

1. Compras sociais: O comércio eletrônico e as mídias sociais estão se entrelaçando. As postagens e as histórias do Instagram que podem ser compradas em lojas decolaram nesse ano. Sabemos que os consumidores são fortemente influenciados pelo que veem nas mídias sociais; poder comprar diretamente em sua plataforma social de escolha é o próximo passo lógico no comércio omnichannel.

2. Omnichannel: Não adianta fugir, o omnichannel foi e continuará sendo tendência em 2020 e nos próximos anos, isso porque a estratégia permite ao varejista técnicas de união entre os seus diversos canais de comunicação com o cliente, sejam eles físicos ou digitais, e isso atualmente é essencial para promover experiências mais próximas e satisfatórias com os consumidores.

3. Automatização de processos: Para tornar cada vez mais completa a experiência do shopper, uma forte tendência para grandes varejistas em 2020 é investir na automatização de processos A empresa, que atende clientes como Unilever, Rappi e iFood, possui dois produtos: um de validação bancária, que checa automaticamente se a conta pertence a uma pessoa real e pode evitar fraudes; e o serviço de automatização de pagamentos, que permite que uma marca ou varejista realize pagamentos para diversos fornecedores, de maneira automática, sem precisar pagar taxas de transferências entre bancos.

4. Autoatendimento: varejo de rua começa a automatizar toda a experiência, incluindo o caixa. Desafio da tecnologia em duas frentes: prevenção de erros e curva de aprendizado. Entre os erros, risco de fraude é um dos que mais preocupa. Para o consumidor – acostumado a entender como um caixa de mercado funciona – é só uma questão de se habituar ao autoatendimento.

O contexto do consumidor vale cada vez mais. Como protagonista de sua própria história, seus tempos de avaliação e aquisição tem levado mais o indivíduo em consideração. Compra de oportunidade ainda conta, mas é cada vez mais pessoal. Por isso está na hora de você acompanhar essas tendências para elevar ainda mais a experiência do seu consumidor, gerando credibilidade e empatia.

Referências: https://exame.abril.com.br
https://www.consumidormoderno.com.br
https://www.promoview.com.br/