Inovar não é mais uma opção!

O tema inovação nas empresas vem a cada dia ganhando mais importância. Uma vez que o varejo ainda sofre reflexos econômicos negativos, ter algum diferencial positivo percebido pelo cliente se tornou essencial para todos nós lojistas na hora de vender. Mais importante que isso é saber como posso inovar de maneira barata e ainda ter retorno em cima dessas iniciativas.

Neste ano os maiores eventos do mundo, assim como nossos grandes brasileiros relacionados a varejo se discutiu uma série de assuntos relacionados a inovação, escolhi compartilhar um dos que mais foi discutido: a importância do conceito “People Centric”, que em outras palavras podemos descrever de se ter uma estratégia onde pessoas passam a ser o centro para impulsionar mudanças.

Este conceito desconstrói nosso modelo tradicional e procura romper toda a burocratização de exagerados processos que encontramos em nossos escritórios e até mesmo em nossas lojas e passa a colocar a colaboração de todos com mais importância. Uma empresa na qual a cultura é centrada nas pessoas, novos talentos surgem todos os dias e todos vão para casa se sentindo satisfeitos ao buscar o máximo de seu desempenho, uma vez que o processo está desenhado para sua avaliação como profissional.

Em uma cultura centrada nas pessoas, os funcionários sabem que seus cargos não serão seus rótulos para poder se esquivar ou esconder atrás de desculpas para eventuais problemas que possam ter com algum cliente ou procedimento da empresa. Se você faz parte de uma equipe, se algo precisa ser feito para garantir uma melhor experiência de compra ou satisfação de um cliente, todos se sentem obrigados a fazer.

Para trazer este conceito para nosso ambiente de loja, estamos falando de uma série de pequenas mudanças, seja ela desde dar autonomia para nossos colaboradores resolverem pequenos problemas com clientes a fim de evitar atritos desnecessários a problemas mais complexos que podemos dar autonomia para a loja resolver problemas administrativos que trarão agilidade para o dia a dia.

Evidentemente uma vez que temos uma cultura voltada para pessoas ao centro, estamos sujeitos ao aumento de erros e correr eventuais riscos, porém, existe técnica para mapear e estruturar este caminho de maneira que nos traga segurança para o negócio, onde podemos falar em futuras postagens aqui no blog.

O fato é que a inovação está presente em nossas vidas e nossas empresas com mais frequência. Vivemos um cenário instável e cada vez com mudanças mais rápidas, por isso fazer tarefas que há muitos anos eram executadas da mesma maneira, com um consumidor que hoje, entra em nossas lojas muito mais informado sobre preço, produto e uma série de dados que precisamos nos diferenciar da concorrência para garantir a venda, passou a ser obrigação pensar que devemos nos reinventar de tempos em tempos.

 

Fonte: https://www.datasystem.com.br/inovar-nao-e-mais-uma-opcao/