É HORA DE ACELERAR!

Por que empresas com mais de 10 anos estão fechando as portas? Enquanto empresas com poucos anos de vida, estão ganhando cada vez espaço no mercado.

Nessa quarentena, eu percebi que é por um simples motivo: VELOCIDADE!
Podemos até chamar de inovação. Você pode até pensar que inovar é reinventar a roda, ou criar algo novo.
Mas é que está mais ligado a velocidade que empresas se adptam as mudanças, e tomam decisões de forma rápida. Essa empresas tem a capacidade de simplesmente mudar com velocidade, enquanto as grandes, com toda burocracia, demoram para tomar novos rumos, e acabam ficando pra trás.


Eu queria trazer uma reflexão a você: o fato da sua empresa ser “pequena”, traz uma enorme vantagem a ela. Você tem muito pouco a perder!
É fácil se lembrar de empresas que se aproveitaram da lentidão das gigantes para dominarem o mercado, como Netflix engolindo a Blockbuster, AirBNB ultrapassando grandes redes de hoteis, sem ter ao menos um quarto.
Os exemplos são muitos, e em uma crise como essa em que estamos vivendo, as possibilidades são ainda maiores. E com certeza, teremos outras centenas de exemplos para falar nos próximo anos.


Que tal ser um deles? E aí? Qual história você vai contar?


O que a gente precisa entender, é que o que deu certo nos últimos 50 anos, hoje pode ser a receita para o fracasso. Estamos vivendo a maior revolução digital que o mundo já viu, e a possibilidade de um grande crescimento exponencial em poucos meses é real, com pequenas empresas podendo assumir o protagonismo, e ganhando relevância quase em um piscar de olhos.

A ficha que ainda não caiu para muitos é que pessoas compram de pessoas, e usar as a tecnologia para aproximar de seus clientes faz toda diferença para seu negocio.
É muito provável que nesse momento, muitos pequenos empresários estejam querendo cortar seus investimentos em tecnologia, publicidade e divulgação, e isso com toda certeza, pode ser um grande “tiro no pé”.

No momento de crise em que o mercado está realmente diminuindo e as grandes empresas estão cortando os gastos, é o momento ideal para pequenas empresas conseguirem aumentar consideravelmente sua participação de marcado.

Por mais contraditório que possa parecer no primeiro momento, é a hora de pisar no acelerador, enquanto a maioria está pisando no freio.

Texto: Danilo Queiroz